Erlan Mouão, abertura
04/03/2010Alunos da Escola de Ensino Fundamental José Augusto de Araújo do turno da tarde participaram de palestra sobre informativa sobre hepatites virais abordando os tipos A, B, e C.
A palestra foi proferida pelo presidente estadual da APHAC - associação dos portadores de hepatites do acre, Heitor jr.
O coordenador de planejamento da SEME, Erlan Mourão abriu os trabalhos representando a Secretaria Municipal de Educação e pediu a atenção dos alunos para a importância do tema.
As palestras abordaram os sintomas, precauções e tratamento da doença. De acordo com Heitor, a hepatite é a doença que mais mata hoje. Tarauacá e Feijó são os dois municípios com maior incidência da doença.
Este ano, segundo ele, já foram registrados cinco óbitos, três no município de Feijó e dois em Tarauacá.
Além da palestra, o propósito da vinda do presidente da APHAC a Tarauacá é abrir um núcleo da associação no município para viabilizar diagnósticos, exames, endoscopia, ultrassom e biópsia aos associados de Tarauacá, bem como dar celeridade ao tratamento das pessoas portadoras do vírus.
A APHAC auxilia seus associados em ações jurídicas, auxílio doença, afastamento temporário do trabalho e aposentadoria.
Heitor jr. afirma categoricamente que até 2016, se não houver uma mobilização para promover ações de vacinação em massa, higienização e saneamento básico, toda a população será infectada pelo vírus da hepatite a.
IVO ROBERTO
Heitor Junior, presidente da APHAC
Nenhum comentário:
Postar um comentário