segunda-feira, 17 de maio de 2010

RELATÓRIO DA CONFERÊNCIA SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Discursos das Autoridades

A Conferência sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental ocorreu em 12 de maio de 2010, no Auditório da Biblioteca Pública Estadual, em Rio Branco, de 9h30 às 11h30, proferida pela Excelentíssima Senhora Clélia Brandão Alvarenga Craveiro – Presidenta do Conselho Nacional de Educação – CNE.


Estavam presentes no referido encontro presidentes de Conselhos, Técnicos da SEE, Secretários Municipais de Educação ou Representantes e professores/coordenadores da Universidade Federal do Acre – UFAC.

Secretários Municipais de Educação ou Representantes, Presidenta do CEE, Presidenta do CNE e Secretária Executiva da Undime

A Conferência teve início com uma apresentação cultural de alunos portadores de necessidades especiais. Em seguida, foi composta a mesa de autoridades, onde estavam presentes a Profa. Iricélia Cabanella – Presidenta do Conselho Estadual de Educação, o Prof. Moacir Fecury – Secretário Municipal de Educação de Rio Branco/Presidente da Undime, Profa. Maria Corrêa – Secretária Estadual de Educação, Profa. Zélia Mendonça – Presidenta do Conselho Municipal de Educação e Profa. Olinda Batista – Reitora da UFAC. Posteriormente, houve a execução do Hino Acreano e foram proferidos os discursos das autoridades que compunham a mesa.

   Apresentação Cultural

Sequencialmente, iniciou-se a palestra da Profa. Cléia Brandão, que abordou alguns pontos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica – DCNEB e ressaltou a importância de todos os segmentos educacionais conhecerem e utilizarem tais diretrizes, considerando as especificidades de cada localidade na construção de seu currículo próprio.

 
Palestra da Presidenta do Conselho Nacional de Educação - CNE

Na ocasião, ela elogiou as Orientações Curriculares do Ensino Fundamental do Estado do Acre e ressaltou a importância de que todos os professores entendessem os conteúdos expostos nas referidas Orientações. Abordou também, sucintamente, sobre os dois princípios da Educação Básica: CUIDAR e EDUCAR, sobre a carga horária destinada a programas e projetos transversalizados para se trabalhar a interdisciplinaridade e sobre as Diretrizes da Educação Infantil.

Então, a palestrante conclui sua apresentação e facultou a palavra à plenária, para que pudessem realizar os questionamentos cabíveis. Desse modo, foram levantadas algumas questões, abordando principalmente o Currículo do Ensino Fundamental de Nove Anos, sendo apresentadas algumas críticas. Diante disso, a Presidenta do CNE defendeu que se tinha que trabalhar com currículos diferenciados para os alunos que cursavam o Ensino de oito anos e os que cursavam o Ensino de nove anos.

Após o rápido debate, a Presidenta do Conselho Estadual de Educação encerrou o encontro e convidou, juntamente com a Secretária Executiva da Undime, a todos os Secretários Municipais de Educação ou representantes para que lhes fossem apresentados.

Vale ressaltar que a Profa. Iricélia - CEE falou sobre a conclusão do Currículo do 6º ao 9º ano e se dispôs a mandar alguém aos municípios para se reunir com os professores e coordenadores das Unidades de Ensino para trabalhar o referido currículo, de acordo com o interesse de cada Secretaria Municipal de Educação.

Gislaine Rocha - Coordenadora de Ensino da SEME de Tarauacá
                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário